Minas Gerais, ô trem baum

Viajei para Minas gerais pela primeira vez em julho/2018, era inverno e as temperaturas estavam baixas, especialmente no interior. Decidi começar meu roteiro pelas cidades históricas mais próximas: Ouro Preto, Mariana e Lavras Novas. Depois reservei os últimos dias para explorar e conhecer um pouco da capital mineira, Belo Horizonte.

OURO PRETO: UMA JÓIA MINEIRA

Ouro Preto é uma verdadeira jóia no território Mineiro. Ela é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais famosas, localizada a cerca de 98km da capital Belo Horizonte.

Andar pela cidade é como caminhar pela história do Brasil, admirando a arquitetura e a arte do século 18, da época em que fazia parte do ciclo do ouro, exercendo grande influência na atividade mineradora. A beleza das construções está nas fachadas e também no interior dos muitos atrativos abertos para visitação: museus, teatros, casarões, igrejas. É lá onde está o maior conjunto de obras barrocas do país, com pinturas, esculturas e projetos de importantes artistas como Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho.


Apesar das muitas ladeiras, Ouro Preto é um lugar que dá pra se conhecer a pé. Como é uma cidade turística, possui boa estrutura de hospedagem, variedade de restaurantes da comida típica mineira e serviços de transporte.

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Visitar a cidade mineira de Ouro Preto é como viajar no tempo e caminhar pela história do Brasil e o Museu da Inconfidência parece ser o coração do lugar. Localizado na Praça Tiradentes e em frente ao monumento do em homenagem ao ativista Joaquim José da Silva Xavier, o museu histórico e artístico preserva a memória da Inconfidência Mineira e possui um acervo rico da sociedade e da cultura no período do ciclo do ouro.

O prédio imponente do museu era a antiga Casa de Câmara e Cadeia, fácil de encontrar e um dos espaços imperdíveis na viagem pelas cidades históricas.

🎟️ O Museu da Inconfidência ficou fechado durante a pandemia, mas foi reaberto para visitação. O ingresso custa R$10 (inteira)

↪️ A praça Tiradentes é super movimentada à noite e cheia de restaurantes e barzinhos nos arredores.

MARIANA

A cidade histórica de Mariana fica a 110 km de Belo Horizonte. A melhor forma de chegar até lá é de trem, partindo de Ouro Preto. O passeio (de mais ou menos 1h) é maravilhoso, cheio de curiosidades e informações históricas, e o visual das montanhas da região lindo de se ver!!

Mariana é considerada a 1° cidade planejada de MG e seus maiores atrativos são as belezas naturais e seu grande patrimônio arquitetônico do estilo barroco. Existem igrejas, os museus de Música e Arte Sacra, a Casa de Câmara e de Cadeia, a estação de trem, além de minas inativas abertas para visitação. No centro histórico duas igrejas, próximas uma da outra, chamam atenção por sua semelhança. As “igrejas gêmeas”, como são conhecidas, foram construídas no estilo rococó e tiveram participação de escultores e pintores conhecidos, como Aleijadinho, Manoel Ataíde e do padre Félix Antônio.

A cidade possui infraestrutura de hospedagem e restaurantes para os turistas que recebe com frequência. Mariana ficou ainda mais conhecida pelo rompimento da barragem da Vale que ocorreu em 2015, no distrito de Bento Rodrigues.

UM ACHADINHO CHAMADO LAVRAS NOVAS
.
O lugarejo fica a 15 km de Ouro Preto e o tamanho da cidade não diz o que ela tem a oferecer. Estando na região, vale a pena a visita.

Logo na rua principal você se depara com várias casinhas coloridas, lojinhas de artesanato e culinária para todos os gostos. Mas são as belezas naturais da região e o que elas proporcionam que mais atrai visitantes. O lugar oferece passeios de quadriciclo, à cavalo, atividades de rapel, stand up e trilhas para as três cachoeiras que lá existem. Aí é só escolher de acordo com seu nível de disposição e aventura.

Lavras Novas é estruturada com variadas opções de hospedagem e de restaurantes da gastronomia mineira e internacional.

GASTRONOMIA MINEIRA

Turismo também se faz experimentando os sabores do lugar que se visita e como falar de Minas Gerais sem lembrar de pão de queijo?

O pãozinho é tradicional na região e facilmente encontrado nas mesas do café da manhã, nos lanches da tarde e até no jantar. Existem casas especializadas na iguaria, onde servem o pão de queijo com variados recheios. É de se acabar de comer tanto pão de queijo!!

A culinária mineira também se destaca pelos pratos com feijão tropeiro e torresmo, além de ser a terra do queijo (de minas) e do doce de leite – deliciosos!

INSTITUTO INHOTIM

A cidade de Brumadinho fica na região metropolitana de Belo Horizonte, no Vale do Paraopeba, a apenas 51 km de distância. Possui belezas naturais, riquezas históricas e culturais.

É lá que está o Instituto Inhotim que é, sem dúvidas, o maior atrativo da cidade. O Instituto é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerando o maior museu a céu aberto do mundo. Só a área de visitação tem 140 hectares com jardins, galerias de arte, edificações, partes da mata atlântica e uma coleção botânica e é muito provável que você não consiga conhecer 100% do espaço em uma só visita.

O Instituto Inhotim abriu para visitação do grande público em 2006, antes a propriedade era apenas destinada à conservação, à exposição e produção de trabalhos de arte. Atualmente, abre de terça a domingo e o ingresso pode ser comprado lá ou pelo site. Lá dentro possui restaurantes, lanchonete e lojas pra você passar o dia imerso no ambiente.

BELO HORIZONTE

A capital de Minas Gerais é conhecida como BH ou Belô simplesmente. A cidade é a terceira mais populosa da região Sudeste e, como o nome já diz, é cercada pela Serra do Curral, o que proporciona belas paisagens.

Da Praça Israel Pinheiro ou Praça do Papa (local da foto) dá pra ter uma visão panorâmica da metrópole. Visitar BH é poder mergulhar na cultura e na arte brasileira, por conta da riqueza de seus variados museus e conjunto arquitetônico com muitas obras do mestre Oscar Niemeyer.

A cidade possui grande oferta de hospedagem, um povo receptivo, mesmo com um jeito próprio de falar, um sotaque gostoso de ouvir e, pra quem gosta, uma noite badalada nos barzinhos.

LAGOA DA PAMPULHA

Ir a capital mineira e não conhecer a Lagoa da Pampulha não dá, né?. O cartão-postal de Belo Horizonte fica na região da Pampulha e faz parte do Complexo de Monumentos Arquitetônicos de Oscar Niemeyer.

Com 18km de extensão, a Lagoa da Pampulha é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e tem vários monumentos abertos para visitação como a famosa Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa de Baile, belas casas e o estádio Mineirão.

🎟️ A visitação é gratuita nós principais monumentos.

↪️ O calçadão e cenário do entorno da Pampulha é ideal para atividades de caminhada, ciclismo, eventos e para assistir o pôr-do-sol no fim de tarde.

Sugestões de viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *